top of page
Buscar
  • Foto do escritorObs. da Democracia UFS

CHAMADA DE ARTIGOS PARA LIVRO COLETIVO




Prezadas e Prezados,


Pelo presente, encaminhamos o convite para que participem conosco do livro coletivo do OBSERVATÓRIO DA DEMOCRACIA 2019-2021.


Trata-se de proposta articulada pelo Observatório da Democracia da Universidade Federal de Sergipe – OBSDEM/UFS, que pretende se construir a partir dos olhares e reflexões de professoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e representantes da sociedade civil e que será submetida nos termos do Edital nº 01/2021 do Programa Editorial da UFS.


Nos últimos anos, pudemos perceber, nos debates públicos nacionais, a “normalização” de diferentes ataques às instituições da democracia liberal-representativa, a exemplo de elogios à ditadura civil-militar e à tortura, de ameaças à vida e à integridade física de militantes políticos e sociais, da naturalização de discursos racistas, machistas, homofóbicos, xenofóbicos, além de outros ataques contra grupos historicamente marginalizados em inúmeros espaços de poder.


Diversos trabalhos contemporâneos - como o desenvolvido pelo sociólogo Boaventura de Sousa Santos, por exemplo - vêm conceituando o modelo liberal-representativo de Estado como característico de “democracias de baixa intensidade”. Nesse modelo, o poder econômico exerce uma influência praticamente irresistível sobre o poder político, o que gera inúmeras consequências que afetam a própria ideia de democracia, a exemplo da falta de identificação entre representantes e representados e a despolitização generalizada. Entretanto, trata-se do modelo de democracia predominante na maioria dos países atualmente.


Partimos da premissa de que os ataques e retrocessos observados e registrados no Brasil nos últimos anos colocam em xeque até mesmo essa “democracia de baixa intensidade” e tendem a fragilizar a já insuficiente noção de democracia liberal, ao apontar para horizontes autoritários e pautados pelo ódio às diferenças e aos diferentes.


Neste sentido, diferentes indicadores que medem o desempenho democrático dos governos, a exemplo do Relatório do Latinobarômetro 2018 e do Democracy Index 2020, apontam para um declínio acentuado relativamente aos padrões mínimos que devem ser atendidos em sociedades que se pretendem democráticas.


O objetivo da coletânea é registrar e analisar diferentes acontecimentos políticos e fenômenos sociais que afetaram negativamente a qualidade da democracia liberal-representativa no Brasil e a confiança nas suas instituições públicas desde o início de 2019 até o presente momento.


A partir dessas provocações, convidamos as autoras e autores a escolher uma notícia ou fato social, do seu interesse, referente ao período em questão, não necessariamente de grande visibilidade, mas que possa ser considerada representativa desse fenômeno, para que a partir daí seja feita uma análise pontual, relacionada a sua área de expertise.


Os artigos deverão ter o seguinte formato:


✅ Ter entre 07 e 10 páginas, escritos em Times New Roman 12, espaço 1,5, Margens 2,5, seguindo as regras da ABNT. Referências (AUTOR, data). Notas de rodapé devem conter apenas conteúdos explicativos, quando necessário.


✅ O título do artigo deverá ser centralizado, escrito em Times New Roman 14 com letras maiúsculas.


✅ O nome do autor(a)/autores(as) deverá vir alinhado à direita, em Times New Roman 12. Nota de rodapé com filiação institucional e e-mail.


✅ Como padrão os artigos dessa coletânea devem apresentar a seguinte estrutura:


1. Título (deve identificar o fato escolhido)


1.1. Fontes (apresentar fontes variadas que trataram/apresentaram o assunto)


2. Apresentação do fato e suas circunstâncias (narrativa simples, mas precisa, identificar as fontes e possíveis nuances e contradições narrativas sobre o fato tratado)


3. Análise Crítica e desdobramentos que comprometem a ideia de democracia (identificar exatamente quais os pontos que estão sob análise e qual o quadro de referência teórico selecionado para pensar a questão)


4. Conclusão


5. Referências


Nos interessa o registro histórico do período atual, bem como demonstrar que como brasileiras e brasileiros não estamos acatando sem refletir ou perceber a movimentação autoritária que insiste em nos cercar.


CALENDÁRIO


24/04 - Envio dos convites às pesquisadoras e pesquisadores


05/05 - Prazo para aceite do convite e indicação da notícia a ser trabalhada (enviar aceite por e-mail para observatoriodademocraciaufs@gmail.com


14/05 - Data de envio de e-mail de reforço às autoras e autores


24/05 - Prazo final para depósito dos artigos


24/05 - 17/06 Revisão final e editoração do livro


18/06 - Depósito do material

187 visualizações1 comentário
bottom of page