EIXOS TEMÁTICOS
POLÍTICA E DEMOCRACIA
Tem como proposta observar as relações entre Estado e Sociedade, com vistas a desenvolver estudos sobre a crise da representação social e política na contemporaneidade, com ênfase nas tradições autoritária e conciliatória impeditivas dos avanços democráticos, mas também as resistências populares dos movimentos sociais. O pano de fundo do eixo se concentra no debate sobre democracia e cidadania no Brasil e suas vicissitudes aglutinadas em torno de complexas disputas memoriais e suas repercussões. Para isso privilegia os seguintes tópicos: Memória e Democracia; Crise na participação e na representação política e social; Conciliação, tradição autoritária e Democracia; e Resistências populares, movimentos sociais e Democracia.
DIREITO E DEMOCRACIA
Se propõe a observar e debater as mudanças e embates relativos à modelagem do Estado brasileiro tomando como referência a pauta de direitos humanos e os fundamentos da democracia, com ênfase no acompanhamento das disputas relativas à produção e aplicação de normas jurídicas. Além disso, se propõe a monitorar e discutir publicamente as circunstâncias em que violações sistemáticas e estruturais aos direitos humanos ocorrem, bem como estudar os mecanismos de resistência daí advindos.
COMUNICAÇÃO E DEMOCRACIA
A relação entre comunicação e democracia acontece em diversos níveis que vão desde o direito à comunicação, e o modo como o Estado garante este direito, até as formas como os meios disputam as narrativas relacionadas aos processos democráticos. Ao considerar essas relações, o eixo temático Comunicação e Democracia atua em duas frentes principais. A primeira busca acompanhar e analisar as formas como a imprensa tem tratado os temas relacionados à democracia, bem como o governo atua para garantir – ou dificultar – a comunicação como um direito, a partir da divulgação de pesquisas acadêmicas, produções culturais e notícias nos diferentes formatos realizadas tanto pelxs membrxs do eixo como por terceiros. Já a segunda frente tem o objetivo de supervisionar os conteúdos que são publicados nas redes sociais e site do Observatório da Democracia, além de também fornecer suporte aos demais eixos quanto aos assuntos relacionados à comunicação.
Coordenação: Erna Barros e Tatiana Guenega Aneas
EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DEMOCRACIA
A proposta deste eixo é debater as relações entre educação e democracia, envolvendo os diversos segmentos da sociedade, como os povos originários e diaspóricos, as populações camponesas, negra, LGBT+ e periféricas; educação escolar e não escolar e suas instituições; o acesso e a permanência à educação em todos os níveis de ensino; as políticas educacionais e seus reflexos. Este eixo tem também como debate os métodos, práticas e teorias educacionais para a construção de uma educação para a democracia e diferença.